Escolher os alimentos adequados é a chave para favorecer uma adequada digestão. Marta Gámez, directora técnica do Centro de Nutrição, afirma que “em geral, o consumo de alimentos naturalmente ricos em fibra (legumes, cereais integrais, verduras e frutas) favorece o desenvolvimento da flora intestinal”. Alguns alimentos que nos podem ajudar a conseguir um maior conforto digestivo são os seguintes:

Papaia
Esta fruta exótica contém uma substância chamada papaína, capaz de digerir tanto as proteínas animais (carnes, peixes, mariscos, queijo, ovos), como as vegetais (legumes, frutos secos), ajudando-nos a digerir melhor os alimentos e a sentirmo-nos desinchados.

Alcachofra
Grande aliada na digestão de gorduras, favorece a secreção de bílis, pelo que é ideal como guarnição ou acompanhamento de pratos com gordura, como os fritos, os molhos e os queijos curados. Além disso, o seu conteúdo natural em inulina ajuda a manter uma flora intestinal saudável.

Alimentos integrais
São essenciais para o bom estado da nossa flora intestinal, pelo que em refeições abundantes é recomendável apostar por canapés de pão integral, para ganhar em saúde digestiva.

Espargo
Tem um elevado efeito diurético que o converte num alimento essencial para a eliminação de toxinas e redução da sensação de inchaço.

Curgete
Este vegetal contém umas substâncias chamadas mucilagem, que lhe conferem propriedades suavizantes para o sistema digestivo. Por se tratar de um alimento fácil de digerir e com um ligeiro efeito laxante, é recomendável em caso de problemas digestivos e prisão de ventre.