Adoptar uma postura adequada à mesa na hora de comer contribui para que a comida saiba melhor, fique melhor alimentado e evite incómodos digestivos. Pedro Torreño, personal trainer do Grupo NC Saúde, oferece as seguintes recomendações sobre a posição corporal antes, durante e depois de comer, tendo em conta que afecta significativamente o processo da digestão.

Antes
Procure ter realizado pelo menos 30 minutos de exercício físico antes de comer. Esta actividade, juntamente com o respirar de forma profunda entre 8 e 10 vezes imediatamente antes de se sentar à mesa, ajudará a comer de forma relaxada e sem stress. Deste modo, evitaremos ingerir alimentos de forma rápida e compulsiva, um claro condicionante das digestões difíceis.

Durante
Sentado numa posição recta e ligeiramente para a frente, ou seja, próximo da extremidade do assento e sem apoiar as costas no encosto. Esta postura, longe de resultar incómoda, facilita a entrada de alimentos em direcção ao estômago, contribuindo para um fácil processamento dos alimentos.

Despois
Evite permanecer sentado muito tempo quando tiver terminado de comer, porém também não realize exercícios bruscos até que tenha realizado a digestão dos produtos ingeridos. A digestão é um processo que se desenvolve no organismo quando comemos. Este processo é o que permite que aproveitemos ao máximo os nutrientes que nos oferecem os alimentos e requer tempo e dispêndio de energia e recursos por parte do organismo. Por este motivo, a concentração de sangue quando estamos a realizar a digestão diminui, uma vez que aumenta no aparelho digestivo, e por isso o resto do corpo dispõe de menos irrigação sanguínea, isto faz com que seja necessário ter cuidado com a altura de praticar desporto para não sofrer algumas consequências. Arrumar a mesa, varrer ou lavar os pratos é uma boa opção para se manter activo sem realizar movimentos prejudiciais para o processamento dos alimentos.